segunda-feira, 1 de junho de 2009

A quem interessa fazer pesquisas eleitorais faltando quase 2 anos para as eleições

É foto real ou Photoshop?

Dizia o velho comunista:
- Se for a orientação do Partido, voto até no Zé da Ilha.
Zé da Ilha era um notório bandido dos anos 40.
O amigo que me contou essa atitude bizarra do cidadão lamentava porque se tratava de uma pessoa culta e inteligente. Eles se comportam como os burgueses a quem criticam e acusam de serem massa de manobra, só que eles não se reconhecem como tal.

Vi com certa surpresa que já estão fazendo pesquisas eleitorais faltando ainda ano e meio para as eleições presidenciais e fiquei curioso em saber a quem interessa ter essa informação, ou conduzir essa informação. Serra disse que ainda é cedo para falar de campanha. "Não estou em campanha e acho muito cedo para falar em campanha". Essa não é a opinião da Dilma e do Lula, que já estão em campanha há muito tempo. Inclusive o presidente diz que fará seu sucessor, e diz com aquela falta de compromisso com quem se dispõe a ouví-lo. Basta ver o modo com0 abre a boca para tratar dos mais diversos assuntos.

O resultado das pesquisas é tratado como convém a quem encomendou a estrovenga. Não se pense que os pesquisadores estão trabalhando de graça. Diminui vantagem de Serra sobre Dilma; petista empata com tucano na pesquisa espontânea. Daqui a pouco irão me convencer de que a Dilma é o melhor político e administrador que já apareceu nesses 500 anos de Brasil.

A conclusão a que quero chegar é que estão reeditando um novo Zé da Ilha. A ficha da Dilma a credencia como tal. Ela não poderá negar que planejou assaltos a bancos, roubos de armas em quartéis, ações armadas em que perderam a vida pessoas inocentes. Ela, inclusive, deve se orgulhar disso tudo. E parece que já há muita gente seguindo a orientação do Partido.

Eu tenho amigos cultos e inteligentes que gostam do Lula, vou perguntar a eles se votarão na Dilma. Se disserem que sim, só me resta puxar a descarga e concluir que o país está descendo pelo esgoto.

Um comentário:

  1. Essa não é uma prática só dos vermelhinhos, infelizmente. Verdade seja dita, mas todos os partidos estão fazendo pesquisas desde que as últimas urnas foram lacradas. O PSDB, por exemplo, está nessa masturbação entre Serra e Aécio e Alkimin há oito anos, mas como bons e indecisos tucanos, não decidem. Eleições são uma boa fonte de renda para políticos e partidos, por isso elas acontecem a cada dois anos e não a quatro, como seria mais prático e econômico para o país.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br